NOSSA HISTÓRIA

A ASDE (Associação Solidariedade e Desenvolvimento), fundada em 2003 pelo Padre Ottavio Fasano, tem como parceira a Associação Missionária Solidariedade e Desenvolvimento- AMSES, em Itália.
Guiados pelos valores cristãos e humanitários, estas duas associações trabalham em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e têm como o objetivo principal formar e empoderar a população cabo-verdiana através da realização de projetos de solidariedade nas áreas de assistência social e sanitária, económica e turística, cultural e educacional.
 

ASDE
ASDE

COM SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO MELHORAMOS CABO VERDE

Padre Ottavio Domenico Fasano
Padre Ottavio Domenico Fasano

HISTÓRIA DO PADRE OTTAVIO FASANO

Padre Ottavio Fasano

Nasceu em Itália em 1936 e foi ordenado sacerdote em 1962.

Em 1965 chegou a Cabo Verde e desde essa data tem vindo a trabalhar para o bem – estar das suas gentes 

Vários são os projetos que tem desenvolvido de Santo Antão a Brava, nas áreas de solidariedade, saúde, educação, proteção da mulher e dos seus filhos, comunicação, cultural, turismo (Rádio Nova em São Vicente, Casa Betânia, Hospital São Francisco de Assis, Aldeia Turística Casas do Sol, Auditório Pe. Pio Gottin, Vinha Maria Chaves e a Adega de Monte Barro, todos no Fogo, Vila esperança em Santo Antão, Pousada Paz e Bem no Sal, Casa Manuela Irgher e Casa da Amizade em Santiago, entre outros).
Em 2000, cria na Itália a AMSES Onlus (Associazione Missionaria Solidarietà e Svillupo), uma associação laica, parceira na concretização dos projetos da ASDE no arquipélago.
Em 2007 recebe o título de cidadão honorário de Cabo Verde.
Em 2017, a AMSES fundada pelo Padre Ottavio e da qual é ainda o presidente honorário, foi distinguida com o prémio Antonio Feltrinelli pela Academia Nacional de Lincei, a mais antiga academia cultural da Itália.